O romance de Afonso e Solange conquistou o público e estampou várias capas de revistas.

Das cenas 27 a 30 do roteiro do último capítulo da novela “Vale Tudo”, os autores da trama desenvolveram o desfecho de Solange (Lídia Brondi) e Afonso (Cássio Gabus Mendes). A tão aguardada revelação de que Afonso é o pai de Márcia foi escrita e executada com muito bom gosto. Isso sem contar a interpretação dos atores, que acabaram, dois anos depois, apaixonados na vida real.

Abaixo, segue o script das duas principais cenas. Vale destacar a observação dos autores no roteiro: “Deve ser uma cena muito curtida pela direção porque eles fazem um casal muito emocionante”. Alguém discorda?

CENA 28. sala de solange e sardinha. ambiente. Interior. Dia.

Solange estava cuidando da filha, Márcia, quando Afonso entrou. Os dois estão constrangidos.

Afonso      — Tô te incomodando?

Solange     — Não, tudo bem… Cheguei do trabalho agora, tava cuidando da Marcinha, mas tudo bem…

Afonso      — É verdade que você e o pai dela… se separaram?

Solange     — O Mário Sérgio foi pra S. Paulo. Falei com ele ontem. Tá até namorando, tá tudo bem…

Tempo. Emoção.

Afonso      — Você… gosta de cuidar dela, não gosta?

Solange     — Hum-hum…

Afonso      — Solange, eu sei o quanto eu fui injusto com você… eu… pô, é difícil falar o que eu tô pensando, tudo o que tá entalado aqui, porque você é tão… (corta-se) Eu queria pedir você em casamento, queria me oferecer pra criar do teu lado essa menina que eu te juro eu sou capaz de tratar como se fosse a minha própria filha… e queria… (corta-se)

Afonso olha a menina. Planos alternados de Afonso e do bebê.

Afonso      — Eu não sou esse homem forte que eu queria ser não. Eu me sinto… diante de você… eu me sinto igualzinho a essa criança, de quem você tá cuidando tão bem… com tanto carinho… Eu acho que isso eu tenho o direito de pedir, sim, Solange… cuida de mim, cuida?… vamos ficar juntos… eu preciso tanto de você…

Solange cede e beija Afonso apaixonadamente. Planos muito românticos.

(…)

CENA 30. sala de SOLANGE e sardinha. ambiente. Interior. Noite.

Luz suave. Solange e Afonso, ela rindo muito.

Solange     — Aí… como ninguém topou… eu resolvi mandar a ética pras cucuias e… naquela noite… literalmente… eu aproveitei o porre e… abusei de você!

Afonso      — (emocionadíssimo, quase chorando) Essa é a história mais… eu não posso acreditar, Sô, a Marcinha é… eu… que sempre sonhei em ter uma menina… ela é…

Solange     — (no seu tom seco) Olha, Afonso, você é bastante desligado, ficou dois anos casado com a Fátima sem notar que ele te corneava! Só por isso eu te perdôo, viu, porque bastava olhar com mais atenção pra Marcinha! Ela é a tua cara!

Afonso beija Solange apaixonadamente. Deve ser uma cena muito curtida pela direção porque eles fazem um casal muito emocionante. A critério da direção, a criança deve estar nesta cena ou não.

Sonoplastia: Da cena 27 até o final da cena 30, FAZ PARTE DO MEU SHOW, por Cazuza. Não tem importância termos letras e diálogos ao mesmo tempo, desde que seja possível ouvirmos o diálogo.

Para conferir a cena, clique no vídeo abaixo (a partir de 4’05”):

Para ter acesso ao roteiro completo do último capítulo da novela “Vale Tudo”, de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Basseres, clique em vale-tudo-ultimo.capitulo.

